sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Neste Chão Tudo Dá - Semeando Conhecimento e Colhendo Resultados (2008)


(Brasil, 2008, 22 min - Direção: Felipe Pasini)

Produção de alimentos aliada à sustentabilidade da fauna e flora, à inclusão social do camponês, à emancipação econômica, à variedade das espécies vegetais, sem uso de defensivos ou adubos químicos, pode ser possível?
Descubra a policultura da Agrofloresta;
Veja esse curto documentário e testemunhe o conhecimento, que vem se disseminando na Bahia entre os pequenos agricultores, tão valioso que pode mudar o destino da produção de alimentos, caso a humanidade acorde para a questão.
(docverdade)

Comentários do nosso internauta Thiago Lopes:
O Documentário mostra iniciativas simples e que dão certo no campo rural. A estreita ligação da zona rural com a urbana é evidente. Se o campo não planta a cidade não come e como sabemos (através de inúmeras pesquisas) a agricultura familiar é o que sustenta os supermercados das cidades e não os grandes latifúndios com monoculturas, que em sua maioria são mercadorias de exportação (soja para gado europeu, suco de laranja para o mundo, etc).
Com a revolução verde, o campo foi se endividando e as condições de trabalho dos agricultores foi ficando cada vez mais insalubres e degradantes. A auto-estima do pequeno agricultor, que não consegue mais sobreviver como antes, cai e acontece o êxodo rural.
As cidades superlotam e o Estado burocrático e corrupto não da condições mínimas e dignas para essa população crescente nas cidades.
Este documentário tenta mostrar o que de bom pode ser feito no campo para mudar isso. A valorização do conhecimento antigo do agricultor com os saberes reunidos pelo pesquisador e agricultor Ernst Gotsch mostra um novo horizonte para o mundo rural brasileiro de hoje. A agrofloresta se mostra como uma excelente alternativa de criação de recursos, revalorização do agricultor, novas relações com a cidade e abundância de alimentos e saúde.