quarta-feira, 9 de junho de 2010

Cities On Speed - Bogotá Change (Megacities)



(Suécia, 2009, 58 min. - Direção: Anna-Maria Kantarius, Henrik Veileborg, Jesper Jack)

Antanas Muckos, atual candidato a presidente da Colômbia adversário do candidato do partido neoconservador de Uribe, era Reitor da Universidade de Bogotá. Nos anos 90, diante de uma manifestação estudantil, Mockus abaixou as calças e mostrou seu traseiro. Muitos dizem que nesse momento nasceu a carreira política desse pouco ortodoxo catedrático.
Mockus foi obrigado a deixar o cargo de reitor, mas então, concorreu às eleições para prefeito de Bogotá e venceu, mesmo sem partido. A partir daí, ele tomou uma série de medidas inovadoras e incomuns que tornaram a cidade tão humana a ponto de servir como paradigma ao Mundo. Como não era permitido se reeleger, entrou em cena Enrique Peñalosa, que também sem partido, seguiu a inspiração de Mockus e deu continuidade aos seus sonhos de mudança, transformando o transporte coletivo e os espaços urbanos da cidade.
(Comentáios: Docverdade)

"A história de dois carismáticos "mayors", Antanas Mockus e Enrique Peñalosa, que, em menos de 10 anos, com métodos pouco ortodoxos, transformaram uma das mais violentas e corruptas capitais do mundo numa pacífica cidade modelo. O filme revela as ideias, filosofias e estratégias subjacentes às mudanças de Bogatá."

Agradecimentos a Alex Okazaki pela sugestão.