sexta-feira, 5 de julho de 2013

O Petróleo Tem que ser nosso - A Última Fronteira (2009)


(Brasil, 2009, 54 min. - Direção:Peter Cordenonsi)

Relançamento de um dos temas que permanecem atuais na conjuntura político-econômica brasileira.

 Talvez um dos documentários mais importantes sobre o assunto que pode mudar o destino do Brasil. A riqueza das recém-descobertas reservas do pré-sal é estimada em trilhões, suficiente para suprir todas as necessidades do país, como educação, saúde, moradia, transporte, alimentação, infra-estrutura, etc.. Ou seja, podemos acabar com todas as doenças sociais do Brasil.

 Monteiro Lobato, já dizia nos anos 30 que havia petróleo no Brasil, mesmo com a mídia e os “especialistas” norte-americanos ridicularizando essa idéia. Hoje a mídia se põe novamente como ferramenta das corporações internacionais para lucrar com o mercado, ela tem “vendido dificuldades para comprar facilidades”.
Isso já aconteceu com a Vale do Rio Doce que, depois de mais de 30 anos de pesquisas, conseguiu descobrir e mapear uma das maiores riquezas minerais do mundo. Nesse momento quando a empresa tinha gigantescas perspectivas de enriquecimento, foi vendida a preço-de-banana com a ajuda midiática. Essa história pode se repetir com a Petrobrás, que, depois de desenvolver a melhor tecnologia de exploração do mundo nos oceanos, se vê ameaçada em ter seus poços leiloados.

 "O petróleo não pode ser tratado como uma mera mercadoria, é um assunto estratégico". (Comentário original: docverdade)