sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Bioconstrução - O Barro, as mãos, a casa / El barro, Las manos, La casa (2013)



Parte 2 - Parte 3
(Argentina, 2013, 115 min. - Direção: Gustavo Marangoni)

Muita gente acha que as casas de terra não são muito resistentes e não sabem que o principal motivo para se criar esse mito é porque elas não dão lucros à indústria da construção civil.
Um terço da população mundial vive em casa de terra. Na França há edifícios desse tipo com 6 andares que estão de pé há 300 anos, há países em que essas construções atingem 10 andares sem a necessidade de concreto e aço, sem falar em construções gigantescas que estão de pé há milhares de anos.
Além do mais, é a construção mais confortável termicamente, utiliza de 20 a 100 vezes menos energia e, consequentemente, menos poluição ambiental.
Os materiais da bioconstrução são em grande parte conseguidos no próprio local e podem ser facilmente reciclados.

A primeira parte do documentário pode ser assistida pelo público em geral, mostra o espírito ecológico e social ("a casa deveria ser construída pela própria família") da construção vinda do barro, as possibilidades e vantagens e exemplos desse tipo de construção.

A Segunda e Terceira parte do vídeo são bastante técnicas, voltadas principalmente aos arquitetos e construtores, mostrando os vários tipos de construção de terra: Adobe, Taipa de Mão, Palha Enrolada, João-de-Barro, etc. Telhados verdes, fundações, pisos e pintura da terra. Uma ótima referência para quem queira construir com essas técnicas. (docverdade)

Para baixar o documentário em alta qualidade, vá à página do Ebookee.org

Um comentário:

Michel disse...

Ola' amigos!
Gratidao por compartilharem este documentario!!
Estou tendo dificuldades em baixar o arquivo em alta qualidade no site que voces indicaram.
Poderiam dar uma forca ai, esclarecendo os procedimentos?
Muito obrigado!!