sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Hiato (2008)



(Brasil, 2008, 20 min. - Direção: Vladimir Seixas)

Manifestantes do Movimento dos Sem-Teto no ano de 2000 decidem ir a um Shopping Center como forma de protesto, para confrontar a miséria dos excluídos com o consumo da classe média. Naquele momento fica em evidência o Apartheid Invisível que vive a sociedade brasileira, que hoje mais do que nunca ficou também nítido através dos comentários sobre os "rolezinhos" em redes sociais e na mídia tradicional.
Vivemos em dois países. (docverdade)

2 comentários:

Gerhard Erich Boehme disse...

Há uma relação entre causa e efeito, o que vemos é o efeito, a discriminação espacial, mas ela se deu nãp pelos pagadores de impostos que desejam bons serviços públcos, como educação, saneamento, saúde preventiva e emergencial, planos diretores e boa gestão, principalmente municipal, com a Agenda 21 Local. Mas o que é feito com estes recursos? Alimetam o clientelismo político que tem também as ONG convertidas também em para-governamentais.

A discriminação espacial ou segregação urbana nasceu como efeito de leis perversas, como as que passaram de forma demagógica e nada justas os que viviam em vilas rurais, o fizeram reltivizando o direito de propriedade, depois tivemos as leis de proteção aos inquilinos e tantas outras, sempre relativizando direitos, em especial o direito de propriedade. Agora tivemos a lei das domésticas, que impede a figura do caseiro, fazendo com que em centenas de propriedades no campo, na montanha e nas praias deixem de ter proteção, desestimulando quem pensava em contratar um caseiro. Face ao crescimento de furtos e roubos, muitos estão vendendo suas propriedades, empbrecendo ainda mais o interior do Brasil, longe dos grandes centros urbanos, qua assim atraem mais e mais pessoas para um espaço que não tem condições de moradia decente, o que leva a termos mais e mais favellas e áreas de invasão. É chegada a hora de se levar boa parte da população para o interior, dando a eles melhores e dignas condições de vida. Devemos ter políticas públicas que nos tire da rota dos apagões imobiliários, da relativização do direito de propriedade, pois somente assim teremos condições de assegurar o crescimento do Brasil.

Anônimo disse...

Sugestão: http://www.youtube.com/watch?v=Dzah_5y65AU&feature=player_embedded - O Homem que parou o deserto